IV Festival Nacional de Parapente - Competição Internacional da Serra da Estrela, Linhares 2008
Competição
Domingo, 20 Julho 2008 12:58

Terceira Prova do Campeonato Nacional 2008

27 de Julho - 4º dia

À semelhança do primeiro dia, as previsões para hoje indicavam vento bastante forte de Oeste, com praticamente 5 m/s às 13 horas e a aumentar para 7 m/s às 16 horas. Decidiu-se então no briefing matinal deslocar os pilotos para Seia e fazer uma manga muito parecida com a primeira; a única diferença seria a baliza da Santinha, que passaria a não existir, sendo substituída por outra mais perto do Folgosinho. De resto, os pilotos teriam que passar por Gouveia e fazer depois uma triangulação por cima de Linhares, que incluía a descolagem, o castelo e a aterragem oficial – pouco mais de 30 quilómetros.

 

 


Ao chegar à descolagem de Seia, o vento estava ainda relativamente fraco, a entrar um pouco de Sudoeste. Os pilotos prepararam o equipamento e aguardaram a abertura da janela. Com o tecto baixo, ainda que mais alto que no primeiro dia, a saída para a manga teria que ser feita bastante perto da serra. A primeira térmica estava bastante difícil, com muita deriva, e os pilotos tiveram que aguentar muito tempo muito baixo, algumas vezes bastante abaixo da descolagem. Alguns não conseguiram subir o suficiente, avançando para o vale na esperança de encontrar melhores condições. Mas praticamente não havia térmicas e as que existiam estavam bastante partidas devido à velocidade do vento.

Continuar...
 
Campeonato Nacional 2017
Noticias
Sábado, 06 Maio 2017 13:19

Vai-se realizar em Castelo de Vide, a primeira prova do Campeonato Nacional de Parapente - 2017, organizada pela Associação de Voo Livre de Sintra - AVLS que decorrerá de 11 a 17 de Junho.
Encontram-se já disponíveis as inscrições e demais informações necessárias., através do site do evento em events.fpvl.pt/cn_pp_2017_castelo_vide

CN_castelo_vide_2017

 

Encontram-se igualmente abertas as inscrições para a prova do Campeonato Nacional e Pré-Europeu em Montalegre que se realizará de 22 a 29 Julho.
Usufruam das condições especiais e descontos, associados à pré-inscrição. Consultem todos os detalhes em events.fpvl.pt/pre-euro2018

CN_montalegre_2017

 
Open de Voo Livre de Parapente e Delta Castelo de Vide
Competição
Quarta, 25 Junho 2008 10:24

Primeira Prova do Campeonato Naconal 2008

25 Junho – 3º dia


O terceiro dia voltou a desiludir. As previsões indicavam a possibilidade de um dia de voo que teria um começo bastante atrasado. O vento ia ser praticamente nulo durante a manhã e início da tarde. A partir das 15h, entraria de Noroeste com intensidade bastante fraca. Se realmente tivesse sido este o caso, o dia teria sido bastante bom, e a manga definida (cerca de 60 quilómetros) com uma baliza em Membrio e golo em Alcantara, Espanha, seria bastante adequada.


Todos sabiam que se ia voar tarde. O sol tinha estado a aquecer durante a manhã toda a parte de trás do monte da descolagem e o vento entrava de costas. A encosta da descolagem, por estar virada a Sudoeste, só iria aquecer da parte da tarde. Com o vento meteorológico fraco, os ciclos térmicos e as brisas locais iriam definir o dia.


A subida para a descolagem, no entanto, fez-se à mesma hora de sempre: 11 da manhã. Os pilotos hoje estavam bastante mais descontraídos que nos dias anteriores. A pressa para descolar não era nenhuma; mal chegaram lá acima, confirmaram aquilo que já esperavam – a manga de vento estava de costas.

Continuar...
 
Procedimentos Administrativos 2017
Noticias
Quinta, 24 Novembro 2016 11:53

Já estão disponíveis para ser consultados os procedimentos administrativos para 2017, bem como os respectivos formulários em PDF, os quais podem ser consultados aqui.

Este ano existem algumas novidades. Os formulários são disponibilizados numa versão PDF editável, que pode ser preenchida no computador e assinada electrónicamente utilizando o certificado digital do cartão do cidadão. Os formulários podem ser enviados para a FPVL das seguintes formas:

  • Com assinatura electrónica do Cartão do Cidadão - Se os formulários forem preenchidos em computador e assinados electronicamente (com todas as assinaturas necessárias), podem ser enviados em PDF dispensando o seu envio em papel.
  • Sem assinatura electrónica - Podem ser prenchidos em computador ou impressos e preenchidos manualmente. A versão impressa e assinada manualmente pode ser digitalizada e enviada para a FPVL para a constituição do processo, contudo é obrigatório o envio posterior dos impressos fisicos para a FPVL para a finalização do processo.

Outra novidade é a disponibilização no mesmo local, do impresso do atestado médico desportivo em versão PDF editável que pode ser igualmente preenchido electronicamente e depois impresso para ser assinado pelo médico e afixada a respectiva vinheta. Está igualmente disponível para preenchimento manual ou electrónico o formulário de participação de sinistros á seguradora.

Em analogia com todos os restantes formulários assinados manualemte, podem ser digitalizados e enviados para a FPVL para a instrução do processo tendo posteriormente de se fazer chegar à FPVL o original impresso e assinado.