Inscrições para o Campeonato Nacional - Prova de Montalegre
Noticias

campeonato-parapente_logoTermina hoje (14 Maio 2019) o primeiro prazo de inscrições mais ecomómicas para a prova do Campeonato Nacional de Montalegre.

As inscrições podem ser feitas através do link http://cnp2019.wind-cam.pt/

 
Nordeste 2008 - Voo Livre, Serra de Bornes
Competição
Domingo, 03 Agosto 2008 12:37

Quarta e Última Prova do Campeonato Nacional 2008

 

9 de Agosto - 7º dia

Acabou o campeonato nacional de parapente. A última prova, na Serra de Bornes, em Macedo de Cavaleiros, contou com quatro mangas válidas num total de sete dias possíveis e uma afluência de pilotos bastante significativa. Foram, no total, 10 mangas, divididas por quatro competições que percorreram o país desde Castelo de Vide até Macedo de Cavaleiros, passando por Linhares da Beira.

A última manga realizou-se hoje. As previsões eram bastante boas, tendo em conta os últimos dias, pelo que os pilotos estavam bastante entusiasmados com este final de campeonato. A diferença de pontos entre os primeiros era muito pequena e muitos lutavam por um lugar do pódio. O vento fraco aliciou o comité de pilotos e o director de prova a fazerem uma manga de “ida e volta”, na área de Macedo de Cavaleiros. Num total de 45,9 quilómetros, o percurso teria uma baliza na Quinta do Cruzamento e meta na Barragem do Azibo.

Continuar...
 
13º Encontro de Parapente do Algarve
Noticias
Segunda, 27 Agosto 2018 17:21

Cartaz_APA_2018_pRealiza-se nos próximos dias 15 e 16 de Setembro o 13º Encontro de Parapente do Algarve.

Como habitualmente o encontro terá lugar no Cerro do Cabeço de Câmara em Loulé.

 
III Open Internacional de Parapente - Mirandela 2008
Competição
Terça, 22 Julho 2008 10:16

Segunda Prova do Campeonato Nacional 2008

22 de Julho - 4º dia

Último dia de prova. Ao contrário do que se passou nos outros dois dias, hoje a manga foi validada. As previsões indicavam vento fraco de Sudeste, a rodar para Sudoeste com o decorrer do dia. O tecto estaria perto dos 3000 metros mas, no entanto, e à semelhança de ontem, uma inversão perto dos 1500 metros iria dificultar a subida aos pilotos. A subida para a descolagem SW foi feita à mesma hora dos outros dias (por volta das 10:30), mas os pilotos foram logo avisados de que a abertura da janela iria ser mais tarde, visto que não havia qualquer pressa de descolar.

No briefing ficou decidida a manga (48,8 quilómetros com uma baliza em Sá e meta perto de Verin) mas, ainda sem horários, os pilotos puderam descontrair durante mais uns minutos. Passado algum tempo, o director de prova reuniu os pilotos e informou que a janela iria ser aberta às 14 horas, sendo o start 45 minutos depois. Um primeiro grupo descolou, mas não conseguiu subir muito. A inversão que se tinha previsto impedia um melhor posicionamento para o início de prova e os pilotos mantiveram-se baixo por cima da descolagem. Um segundo grupo saiu entretanto, mas não teve tanta sorte. Algumas nuvens começaram a tapar o Sol e toda a zona em frente à descolagem ficou à sombra; deixou de haver térmica.


Os pilotos que saíram em primeiro lugar conseguiram eventualmente ganhar alguma altura para sair, sem nunca furar a inversão. A partir daí, o voo foi todo muito lento e trabalhoso. Chegaram à meta apenas 13 pilotos, tendo muitos ficado bastante perto. Do grupo que usufruiu da segunda descolagem, ninguém conseguiu chegar. João Brum venceu esta manga, seguido de Gil Navalho e Dinis Carvalho em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Continuar...