Retorno à prática individual das modalidades tuteladas pela FPVL

Caros Associados,

Tendo em consideração as medidas previstas no Plano de Desconfinamento do governo, aprovado no Conselho de Ministros de 30 de abril de 2020. A consultar em
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=344

Será possível voltarmos a voar em aeronave monolugar, no território continental, a partir do próximo dia 4 de maio. Na Região Autónoma da Madeira e na Região Autónoma dos Açores, os pilotos deverão aguardar por orientações dos respetivos governos regionais relativamente a essa possibilidade.

A FPVL faz um forte apelo à consciência cívica de cada piloto para que tome TODOS os cuidados no sentido de não se tornar um agente difusor do COVID19 na nossa comunidade e na população em geral.

Assim, e no retorno às atividades de voo em aeronave monolugar, a FPVL relembra, de acordo com o plano atrás referido, o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa e para o dever cívico de recolhimento domiciliário, para além do impedimento de aglomerados de mais de 10 pessoas.

Considerando estas premissas, são ainda indicações da FPVL para todos os seus associados e pilotos:

  1. Promover, incentivar e adotar uma higienização regular das mãos;

  2. Promover, incentivar e adotar as regras de etiqueta respiratória;
  3. Ter sempre lenços de papel disponíveis para si ou para ceder a outras pessoas;

  4. Ter sempre sacos para guardar e fechar lenços de papel depois de usados;

  5. Utilizar sempre máscara social quando na presença de outras pessoas;

  6. Assegurar a distância de segurança entre os presentes e adotar eventuais medidas de ajuda que anulem o contato cara a cara entre pilotos;

  7. Adoptar medidas de higienização e limpeza das superfícies de contato e dos equipamentos com produtos devidamente recomendados e nas doses corretas;

  8. Promover, incentivar e adotar medidas de auto monotorização dos sintomas;

  9. Manter-se sempre informado relativamente a estratégias de combate do vírus, do controlo da pandemia e de qualquer alteração das medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde relativamente ao tema.

No que respeita às deslocação para os locais da prática, além de todas as medidas recomendadas pela DGS devem ser cumpridas:
  1. Usar viaturas com número reduzido de ocupantes, de preferência apenas com elementos do mesmo agregado familiar;

  2. Respeitar a distância de segurança;

  3. Usar sempre máscara social quando na presença de outras pessoas;

  4. Adoptar medidas de higienização e limpeza das superfícies de contato das viaturas com produtos devidamente recomendados e nas doses corretas;

  5. Outras a considerar ou a vir a ser consideradas pela DGS.

Certos de que podemos contar com uma atitude cívica por parte  de todos os elementos da nossa comunidade, desejamos um bom retorno às atividades de voo e que as nossas atitudes não contribuam para um retrocesso das medidas de abertura que estão agora a ser tomadas.

Saudações Desportivas

A Direcção da FPVL


 
COVID19 - Plano de Retoma das Actividades

Caros Associados e Pilotos

Como é do conhecimento de todos, a pandemia do COVID-19 originou a paragem total da actividade em todo o País e igualmente a das nossas modalidades.

Desde as primeiras decisões tomadas (ver comunicados de 12 de Março e 23 de Março) a direcção da FPVL tem acompanhado a evolução da situação, em contacto permanente com diversas entidades, nomeadamente o IPDJ, a Secretaria de Estado do Desporto, o Comitê Olímpico de Portugal e a Confederação de Desporto de Portugal, no sentido de avaliar soluções com vista ao levantamento das restrições á pratica das nossas modalidades.

Como todos devem compreender, a intenção da direcção da FPVL é fazer tudo o que estiver ao seu alcance com vista à retoma das actividades federativas e dos nossos associados, no entanto essa decisão está para além das nossas competências e responsabilidades, cabendo ás autoridades nacionais.

Nesse sentido a FPVL fez já chegar ao Secretário de Estado do Desporto, um conjunto de sugestões para a abertura faseada das actividades de Asa Delta, Parapente e Paramotor, considerando que a prática é efetuada ao ar livre e em terreno aberto, que a formação teórica é realizada em ambiente controlado e com um número muito reduzido de alunos, que um eventual cenário de levantamento condicionado das atuais restrições, ainda que de forma faseada e progressiva, seriam positivas para as nossas modalidades.

Assim, propusemos o seguinte:

1. Levantamento condicionado e imediato das atuais restrições, mantendo, em todas as fases da atividade, as medidas recomendadas pela DGS, nomeadamente, distância de segurança, máscara individual de proteção e outras que venham a ser recomendadas posteriormente, para as atividades:

• Prática de lazer e treino em aeronaves monolugar;
• Formação teórica;
• Formação prática em aeronaves monolugar;
• Atividade administrativa da federação;
• Atividade técnico-desportiva da federação.

2. Levantamento condicionado e numa etapa posterior das atuais restrições, mantendo, em todas as fases da atividade, as medidas recomendadas pela DGS, nomeadamente, distância de segurança, máscara individual de proteção e outras que venham a ser recomendadas posteriormente, para as atividades:

• Prática de lazer e treino em aeronaves Bilugar
• Prática competitiva
• Examinação de novos pilotos
• Voos de demonstração
• Disponibilização, através das Estruturas de Controlo Antidopagem, testes rápidos ao Covid19, a efectuar no acto da inscrição, a todos os participantes e elementos da organização dos nossos eventos competitivos, que ocorrem sobre a forma de torneios com duração entre 4 dias e uma semana.

Este levantamento condicionado de restrições imediatas ou posteriores devem ainda respeitar, no que se refere às deslocação para os locais da prática, competição e examinação todas as medidas recomendadas pela DGS, nomeadamente, viaturas com número reduzido de ocupantes, distância de segurança, máscara individual de proteção e outras que venham a ser recomendadas posteriormente.

Se este plano for aceite pelo governo, iremos elaborar um conjunto de regras e procedimentos, em colaboração com os Associados que manifestaram a sua intenção em colaborar na elaboração das mesmas (e que desde já agradecemos) e procederemos à sua divulgação bem como as datas de inicio de implementação das mesmas.

Saudações Desportivas

A Direcção da FPVL

 
Adiamento da Assembleia Ordinária de 4 abril de 2020
Caras/os delegadas/os, Associações, Escolas, Órgãos sociais e Pilotos.

Conforme é do vosso conhecimento a Mesa convocou uma Assembleia Ordinária para o próximo dia 4 de abril, perante o estado atual de alerta que vivemos impõe-se a limitação, ao máximo, dos contactos interpessoais,

A Mesa da Assembleia Geral, perante as recomendações feitas pelo Governo Português e com sentido de responsabilidade que a Assembleia merece e a estrutura Federativa o exige adia a Assembleia do dia 4 de abril para o dia 6 de junho de 2020, respeitando o período referido no Decreto-Lei n.º 10-A/2020 de 13 de março, ao qual estabelece medidas excecionais e temporárias relativas a? situação epidemiológica do novo Coronavírus — COVID 19.

Esperemos que esta situação seja passageira e que até ao dia 6 de junho haja condições para efetuar a nossa Assembleia.

Até lá vamos cumprir ao máximo todas as recomendações emitidas pela DGS, para que rapidamente possamos voltar as nossas iniciativas Federativas, Associativas e Desportivas.

Juntos iremos superar esta pandemia.
Saúde para todos,

Sérgio Oliveira
Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FPVL
 
COVID19 - Suspensão das Actividades

Caros Associados

A Federação Portuguesa de Voo Livre mantém-se a acompanhar e a monitorizar a evolução da situação de forma continuada.

Assim, e considerando a evolução ao nível:

a) da situação epidemiológica do COVID-19;
b) da classificação de pandemia, pela Organização Mundial de Saúde;
c) das recomendações da Direção-Geral de Saúde;
d) das recomendações das entidades de Saúde Pública com impacto nas atividades desportivas;

A Direção da FPVL decidiu a suspensão imediata de todas as atividades desportivas e de examinação de alunos e pilotos. Deixa de realizar atendimento ao público, mantendo-se a funcionar de acordo com o Plano de Contingência da FPVL, solicitando que TODOS os contactos sejam realizados via e-mail ou telefone.

Continuaremos a acompanhar e monitorizar a evolução da situação, de forma a decidir atempadamente outras medidas necessárias de resposta, sempre em alinhamento com as orientações da DGS.

Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos, apelando a uma atitude cívica responsável face a esta situação.

A Direcção da FPVL

 
Calendário Desportivo 2019

Encontra-se publicado o Calendário Desportivo e de Actividades para 2019

Calendario_Competitivo_2019_v3