IV Festival Nacional de Parapente - Competição Internacional da Serra da Estrela, Linhares 2008

Terceira Prova do Campeonato Nacional 2008

27 de Julho - 4º dia

À semelhança do primeiro dia, as previsões para hoje indicavam vento bastante forte de Oeste, com praticamente 5 m/s às 13 horas e a aumentar para 7 m/s às 16 horas. Decidiu-se então no briefing matinal deslocar os pilotos para Seia e fazer uma manga muito parecida com a primeira; a única diferença seria a baliza da Santinha, que passaria a não existir, sendo substituída por outra mais perto do Folgosinho. De resto, os pilotos teriam que passar por Gouveia e fazer depois uma triangulação por cima de Linhares, que incluía a descolagem, o castelo e a aterragem oficial – pouco mais de 30 quilómetros.

 

 


Ao chegar à descolagem de Seia, o vento estava ainda relativamente fraco, a entrar um pouco de Sudoeste. Os pilotos prepararam o equipamento e aguardaram a abertura da janela. Com o tecto baixo, ainda que mais alto que no primeiro dia, a saída para a manga teria que ser feita bastante perto da serra. A primeira térmica estava bastante difícil, com muita deriva, e os pilotos tiveram que aguentar muito tempo muito baixo, algumas vezes bastante abaixo da descolagem. Alguns não conseguiram subir o suficiente, avançando para o vale na esperança de encontrar melhores condições. Mas praticamente não havia térmicas e as que existiam estavam bastante partidas devido à velocidade do vento.

Continuar...
 
Open de Voo Livre de Parapente e Delta Castelo de Vide

Primeira Prova do Campeonato Naconal 2008

25 Junho – 3º dia


O terceiro dia voltou a desiludir. As previsões indicavam a possibilidade de um dia de voo que teria um começo bastante atrasado. O vento ia ser praticamente nulo durante a manhã e início da tarde. A partir das 15h, entraria de Noroeste com intensidade bastante fraca. Se realmente tivesse sido este o caso, o dia teria sido bastante bom, e a manga definida (cerca de 60 quilómetros) com uma baliza em Membrio e golo em Alcantara, Espanha, seria bastante adequada.


Todos sabiam que se ia voar tarde. O sol tinha estado a aquecer durante a manhã toda a parte de trás do monte da descolagem e o vento entrava de costas. A encosta da descolagem, por estar virada a Sudoeste, só iria aquecer da parte da tarde. Com o vento meteorológico fraco, os ciclos térmicos e as brisas locais iriam definir o dia.


A subida para a descolagem, no entanto, fez-se à mesma hora de sempre: 11 da manhã. Os pilotos hoje estavam bastante mais descontraídos que nos dias anteriores. A pressa para descolar não era nenhuma; mal chegaram lá acima, confirmaram aquilo que já esperavam – a manga de vento estava de costas.

Continuar...
 
Portugal no Campeonato da Europa de Asa Delta

Decorre entre os dias 7 e 21 de Junho em Greifenburg - Austria o 16th FAI European Hang Gliding Championship http://www.drachenflieger.at.

Portugal está representado nesta competição pelos pilotos Paulo Frade e José João Rebelo tendo como Team Leader Luis Emauz.
Após 2 provas categoria 1 de ausência, a representação portuguesa volta forte e cheia de motivação aos céus de uma prova de nível Europeu, desta vez na Áustria.

À partida para o evento a Equipa estava confiante e certa de que a sua participação poderia ser um marco importante para relançar a competição em Asa Delta no nosso país.

Continuar...
 
Portugal no Campeonato da Europa de Parapente

O Campeonato Europeu na Sérvia está muito próximo; o Mundial no México também não está longe. A equipa está mais coesa que nunca e a vontade de mostrar que Portugal tem capacidade para estar nos lugares cimeiros do parapente internacional é muita.

Lucília Pêgo irá liderar a Equipa e Fernando Amaral será o seu assistente técnico. Pedro Pina fará a cobertura jornalística do evento. Em relação aos pilotos, Nuno Virgílio, Cláudio Virgílio, Américo Sousa, Cristiano Pereira e Paulo Nunes, irão colorir os céus da Sérvia, fazendo tudo para alcançar os primeiros lugares da competição.
Entre 7 e 10 de Junho, a EP esteve no Sameiro -  Serra da Estrela, com o apoio das “Casas do Sameiro” e com o objectivo de afinar os últimos preparativos antes da partida para Nis.

Continuar...
 
página 3 de 3