Reunião Anual da CIVL

Manzanillo - México

Os representantes da Federação Portuguesa de Voo Livre participaram na reunião anual da Comissão Internacional de Voo Livre (CIVL), que teve lugar em Manzanillo, no México, de 7 a 10 de Fevereiro.

Com um formato mais extenso do que o habitual, a reunião anual da CIVL foi iniciada com base numa agenda menos sobrecarregada no tempo do que era habitual, já que a opção por mais um dia de reunião permitiu repartir as sessões de trabalho pelo tempo disponível permitindo assim uma diminuição da sua intensidade.

Apesar disso, alturas ouve em que a presença portuguesa teve necessidade de se repartir por diferentes reuniões de grupos de trabalho que ocorreram em simultâneo.

O início dos trabalhos do plenário contou com a nota de abertura do Presidente da FAI – Mr. Pierre Portman, que esteve presente até ao final do plenário. Também o Exmo. Sr. Governador do estado de Colima - México, esteve presente para dar as boas vindas a todos os delegados.

A agenda do plenário pode ser consultada em aqui.

A título de resumo, podem-se destacar:

1. A apresentação do FS – software para controlo de competições (validação de voos e pontuação), patrocinado pela FAI/CIVL.

2. A possibilidade de, numa prova Cat.1, se substituir um dos pilotos nomeados para a classificação colectiva, se incapacitado de continuar a competição por razões devidamente justificadas (acidente ou doença), por outro piloto desse mesmo país, já presente na competição. O piloto substituído não poderá voltar a voar nessa competição, quer para a classificação colectiva quer individual.

3. A alteração à formula de cálculo do WPRS (World Paragliding Ranking System) no sentido de melhor a adaptar ao estado actual da modalidade e à sua perspectiva de evolução.

4. A inexistência de candidaturas à organização do Campeonato da Europa 2010, tendo ficado entregue ao “Bureau” a tarefa de encontrar um organizador para o referido evento.

5. A nomeação do nosso delegado principal - Fernando Amaral, para Vice-Presidente da CIVL, pelo segundo ano consecutivo. Posição que voltou a ser recusada, entre outras razões, por se considerar que a forma como o “Bureau” é constituído – eleição independente de cada um dos seus membros - não ser conducente a uma equipa de trabalho coesa e de mais valia significativa.

Também, por essa mesma razão, no final da reunião, a comitiva Portuguesa efectuou uma declaração para a acta, sugerindo a alteração à forma de eleição do “Bureau”. Que, ao invés das nomeações individuais, se passasse para uma eleição dos candidatos a presidente com a sua respectiva lista - já completa para todas as posições requeridas.
O presidente da FAI – Mr. Pierre Portman, apoiou a intervenção portuguesa. Acrescentou ainda, em conversa privada, que estava muito contente com essa intervenção já que partilhava da mesma opinião para a sua posição relativamente à FAI.

Conclui-se desta representação, que Portugal continua a ter uma voz importante no seio da CIVL e que a sua presença tem despertado diferentes formas de olhar a perspectiva desportiva das nossas modalidades. Perspectiva que se tem vindo a estender a outros delegados, nomeadamente a uma nova geração que, plenário após plenário, se vão tornando mais activos

A acta da reunião, com as respectivas decisões, estará brevemente disponível no site da FAI.

Paulo Branco
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar