Portugal no Campeonato da Europa de Parapente

O Campeonato Europeu na Sérvia está muito próximo; o Mundial no México também não está longe. A equipa está mais coesa que nunca e a vontade de mostrar que Portugal tem capacidade para estar nos lugares cimeiros do parapente internacional é muita.

Lucília Pêgo irá liderar a Equipa e Fernando Amaral será o seu assistente técnico. Pedro Pina fará a cobertura jornalística do evento. Em relação aos pilotos, Nuno Virgílio, Cláudio Virgílio, Américo Sousa, Cristiano Pereira e Paulo Nunes, irão colorir os céus da Sérvia, fazendo tudo para alcançar os primeiros lugares da competição.
Entre 7 e 10 de Junho, a EP esteve no Sameiro -  Serra da Estrela, com o apoio das “Casas do Sameiro” e com o objectivo de afinar os últimos preparativos antes da partida para Nis.

O primeiro dia foi passado no ar com os pilotos a cumprirem os objectivos voando juntos por toda a serra da Estrela. Posteriormente e já em distância livre, alguns dos pilotos chegaram mesmo a Castelo Branco. Os restantes dias foram dedicados a outro tipo de trabalho.

Já no estágio realizado nos dias 10 e 11 de Maio no Centro de Formação do Coto, perto de Caldas da Rainha, a chuva que se fez sentir não atrapalhou o trabalho dos pilotos nem a equipa técnica que aproveitou o facto de não poder voar para relembrar alguns exercícios de cariz mental.

A equipa está com mais energia, uma nova energia. O papel relevante que a FPVL teve na alteração da estrutura organizativa das competições mundiais colocou Portugal no centro das atenções. “Fizeram o que muitos de nós queriam ter feito: tiveram coragem!” foram algumas das palavras dirigidas a Nuno Virgílio e Paulo Nunes no Pré-Mundial em Valle de Bravo, no México.

Outro aspecto muito importante no reconhecimento de Portugal a nível mundial já veio do México. Todos nós seguimos de perto a prestação dos dois pilotos da Equipa de Portugal em terras aztecas. Não foi uma nem duas pessoas que afirmaram ter ficado acordadas até altas horas da madrugada, ou ter acordado muito mais cedo só para ver as classificações.

O apoio que se verificou nos fóruns nacionais, as mensagens de encorajamento e os agradecimentos, produziram nos pilotos o sentimento de estarem a “jogar em casa”. O resultado foi um 45º lugar de Paulo Nunes e o 3º lugar da geral para Nuno Virgílio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar