Equipa de Portugal de Parapente 2014
Sexta, 18 Abril 2014 00:00
Caros companheiros.

Na figura de Selecionador da Equipa de Portugal de Parapente, venho prestar o esclarecimento quanto ás decisões e atividades da EP para 2014.

Como é do vosso conhecimento, o projeto EP na modalidade de Parapente, tem duas vertentes:

  • Seleção Nacional: Conjunto de pilotos selecionados para a participação de Portugal nos campeonatos FAI Cat1.
  • Equipa de Portugal: Conjunto de pilotos convocados para trabalhos com fins didático-desportivos nomeadamente, competição de alto nível.

Ao longo de diversos anos, este projeto assumiu diversos formatos e filosofias de trabalho, sempre de acordo com a orientação político-desportiva das respectivas direcções bem como, os poderes e filosofias dos vários selecionadores.

Como é compreensível, as decisões da direção e selecionadores, foram sempre condicionadas pelas condições financeiras, dependentes dos contratos programa do IDP.

É do conhecimento geral a situação financeira da FPVL, resultante do enquadramento legal que atravessamos.

À semelhança do ano passado, as verbas disponíveis para a competição, mais em concreto a EP, seriam na melhor das hipóteses, as mesmas.

A participação nos Campeonato FAI, absorve na integra as verbas disponíveis, impossibilitando qualquer outro tipo de trabalho, com o resto dos elementos da EP.

Em 2013, foi opção da FPVL (depois de ouvida a AG sobre a questão) enviar os atletas a participar no campeonato FAI, seguindo essa mesma filosofia para 2014.

Contactados os atletas selecionados para tal participação, os mesmos mostraram-se indisponíveis para a deslocação ao Campeonato da Europa deste ano, por razões estritamente pessoais e familiares.

Por não existirem muitas outras possibilidades de pilotos com ranking para inscrição num evento Cat1 e por decisão técnica e política, dos responsáveis da Federação, Portugal não se fará representar no Campeonato da Europa de Parapente de 2014.

Encontra-se de momento em análise a possibilidade de se efetuarem trabalhos ou acções de incentivo à participação em competições, a fim de elevar o posicionamento no ranking mundial, dos nossos pilotos, situação que é premente e fundamental para a continuidade da representação internacional da nossa modalidade.

Saudações desportivas.

Luis Matos.