Identificação Fiscal dos Pilotos

Caros Associados

Devido á mudança das seguradoras que asseguram os nossos seguros desportivos para 2024, está-nos a ser exigido o NIF de cada piloto, dado esse que nunca recolhemos dos pilotos e que não consta da nossa BD.

Assim,  pedimos a todos os clubes este esforço adicional de recolherem os NIF de todos os pilotos que renovaram a licença em 2024 e o enviem para o email geral da FPVL.

Saudações desportivas.
A direção da FPVL

 
Licenças Desportivas para 2024

Caros Associados e Pilotos.

Como tem sido pratica habitual nesta altura do ano, temos estado a recepcionar os pedidos de renovação de licenças desportivas para o ano seguinte por forma a estarem activas e emitidas a partir do dia 1 de Janeiro.

No entanto no final deste ano, reuniram-se duas circunstâncias excepcionais, por um lado a substituição com caracter de urgência da nossa Secretária Administrativa, Natali de Caíres, que teve de se ausentar por motivos de apoio familiar, por outro a entrada em funcionamento do novo sistema de gestão de Processos Administrativos, levam a que os processos e a emissão dos respectivos cartões sofram atrasos, o que lamentamos.

No entanto garantimos que todos os processos que deram entrada este ano para as renovações de 2024, terão os respectivos seguros válidos junto das seguradoras.

Certos da vossa compreensão e entendimento enviamos as nossas saudações desportivas
A direcção da FPVL

 
Calendario e Procedimentos Administrativos 2024

Caros Associados e Pilotos

Informamos que acaba de ser publicado o Calendário de Eventos para 2024, o qual pode ser ainda sujeito a alguns ajustes com introdução de mais provas.

Informamos também que foram publicados os Procedimentos Administrativos para 2024, bem como os respectivos formulários para renovação de licenças.

Relativamente aos seguros desportivos informamos que uma vez que a companhia com quem temos trabalhado nos últimos anos, nos apresentou uma proposta de aumento de cerca de 70% (baseada no histórico de sinistralidade), tivemos de procurar soluções alternativas, o que conseguimos, por valores significativamente abaixo dos 20% de aumento previsto no orçamento para 2024 aprovado em AG.
Uma vez que a solução encontrada recorre a várias apólices independentes, refletimos esta circunstância nos valores dos seguros. Assim os valores actuais (conforme pode ser consultado  no documento “Procedimentos Administrativos” apresentam valores diferentes para as várias componentes anteriormente integradas, nomeadamente:
- Acidente Pessoais + Responsabilidade civil, para licenças de voo Live;
- Acidente Pessoais + Responsabilidade civil, para licenças de voo Paramotor (no caso das licenças conjuntas VL+PM usam-se os valores do paramotor);
- Como opcional - Responsabilidade Civil para passageiros de bilugar em Voo Livre;
- Como opcional - Responsabilidade Civil para passageiros de bilugar em Paramotor;
- Como opcional - Reforço de coberturas de Acidentes Pessoais;
(Chamamos a atenção que agora o seguro para passageiro de bi-lugar é agora um opcional. Se não for subscrito a licença não incluirá nenhuma cobertura para os passageirtos de bi-lugar).
Pensamos que perante o panorama com que estávamos confrontados, esta solução é muito positiva, esperamos agora por parte dos pilotos um comportamento o mais responsável possível, no sentido de minimizar os riscos e os acidentes o que os afecta directamente e a todos indirectamente através dos valores dos seguros que serão inevitavelmente afectados pela sinistralidade.

Voem em segurança
A Direcção da FPVL

 
Comvocatória AG Ordinária


Usando da faculdade concedida pela alínea a) do nº 3 do artigo 18º dos Estatutos da Federação Portuguesa de Voo Livre, convoco a Assembleia-Geral para uma reunião ordinária a realizar no dia 18 de novembro de 2023, pelas 14:00 horas em primeira convocatória e meia hora depois com qualquer número de Associados, nas instalações da FPVL, situada na Av. Cidade Lourenço Marques – Praceta B – Módulo 2 – 1800-093 Lisboa ou de forma virtual (plataforma zoom.us), com a seguinte ordem de trabalhos

1.  Apresentação, por parte do Presidente e Direção, do Plano de atividades e orçamento para 2024.
2.  Votação do orçamento para 2024.

O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral
Jorge Carvalho

 
Rwgulamento de Instrução e Titulações 2023
Acaba de ser publicado o RIT 2023 que entrará em vigor de imediato.

Considerando a enorme relevância deste documento para o desenvolvimento das nossas modalidades, a sua extensão, complexidade e a profundidade das alterações produzidas, solicita-se a vossa cuidada leitura e, na eventual possibilidade de encontrarem algum erro, o favor de notificarem o Departamento de Instrução e Titulações da FPVL através do email “ Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ”.

Apesar de inúmeros ajustes em toda a estrutura do documento, destacam-se como pontos mais relevantes os seguintes:

1. Requisitos de abertura e funcionamento das Unidades de Formação;

2. Formação, avaliação e titulação de pilotos, nomeadamente, as recomendações de instrução e procedimentos de segurança;

3. Conteúdo funcional da titulação de Instrutor;

4. Licenciamento de pessoal, pontos 3.3. e 3.4;

5. Programa de instrução teórica de candidatos a piloto de Voo Livre e Paramotor - Etapa 1 e Etapa 3, nomeadamente pontos 1.1.5 e 1.1.6.

Estamos convictos que este documento constituirá mais um passo no desenvolvimento das nossas modalidades w que poderemos contar com o vosso apoio.

O novo regulamento pode ser consultado aqui.

Com os melhores cumprimentos
Eugénio de Almeida