Sistema de Pontuação 2007

N/Ref.: OF2007287
Assunto: Sistema de Pontuação 2007

Caros Associados,

Com o inicio da época competitiva, foram definidos alguns pontos que junto enviamos e que deverão ser tidos em consideração pela vossa organização.

1. Sistema de Classificação

De acordo com o ponto 4. 15 do Regulamento de Competições de Asa Delta e Parapente o software a utilizar para o cálculo das classificações em todas as competições selectivas nacionais no ano desportivo 2007 deverá ser o RACE 2003.

Com o intuito de uniformizar as pontuações obtidas nas competições selectivas nacionais de parapente, também foi definido o sistema de pontuações a utilizar nestas competições durante o ano desportivo 2007.

Assim, após consulta ao Conselho de Arbitragem e Competições (C. A. C. ) e análise do respectivo parecer, comunicamos que o sistema de pontuações a utilizar em todas as competições selectivas de parapente durante o ano desportivo 2007 deverá ser o sistema GAP 2000.

O regresso à fórmula 2000 prende-se com o facto de que a fórmula 2002 poderá não estar a produzir resultados exactamente como é anunciado na literatura disponível, nomeadamente, atribuindo pontos de partida em mangas do tipo “corrida” de uma forma que só deveriam ser atribuídos em mangas do tipo “contra-relógio”.

Tal dá origem a situações pouco interessantes, como por exemplo: o primeiro piloto a chegar à meta pode não ganhar a manga.

Sendo a maioria das mangas em competições de parapente realizadas em sistema de “corrida” não deveremos utilizar uma fórmula que poderá ter problemas neste tipo de manga. Daí a recomendação para que seja utilizada a fórmula 2000.

Relativamente às competições de Asa-delta, uma vez que durante o ano em curso se realizará apenas uma prova, não há necessidade de uniformização, pelo que a escolha entre a fórmula 2000 ou 2002 do sistema GAP poderá ficar ao critério do organizador.

Em todo o caso, e até porque o organizador poderá não estar consciente de todas as implicações, sugerimos igualmente a utilização do sistema GAP-2000, pelas razões já apontadas.

No seu parecer, o CAC sugere ainda que os parâmetros a definir pelo organizador para o sistema GAP sejam semelhantes em todas as competições, sugerindo os seguintes valores padrão:

Nominal Distance: 30 km
Nominal Time: 1.0 h
Minimum Distance: 5 km
Nominal Goal: 10%

Chama-se especial atenção para dias em que haja necessidade de estabelecer mangas curtas – por ex. 30km. Como é lógico, o tempo de prova só é contabilizado a partir da linha de “start”, onde se inicia o percurso cronometrado.

Assim, em dias em que igualmente se prevê uma velocidade media de voo alta – perto de 30km/h - deverá ter-se o cuidado de assegurar que o percurso cronometrado tem uma distância de, pelo menos, 30km, de forma a garantir que o tempo de voo do primeiro classificado seja superior a 1 hora.

Se o tempo de voo do primeiro classificado for inferior ao “Nominal Time” (1 hora) a manga será desvalorizada. Para conseguir uma distância cronometrada o maior possível poderá ser utilizada a descolagem como “start point” ou um “start out” do primeiro ponto que passe na descolagem ou próximo.

Outra forma de garantir 1 hora de voo no percurso cronometrado, mesmo que inferior a 30km é forçar uma velocidade média de voo mais baixa, definindo partes da manga contra o vento – se o pecurso cronometrado tiver apenas 25km mas a velocidade média do primeiro classificado for inferior a 25km/h o tempo de prova será superior a 1 hora como pretendido.

Por outro lado, deverá ter-se o cuidado de não definir percursos contra o vento na parte inicial da manga.

É igualmente importante tentar assegurar uma distribuição uniforme de pilotos aterrados ao longo da manga. Se houver grande concentração de pilotos aterrados, por exemplo no início da prova, a manga será desvalorizada, memo que tenha sido atingida a “Nominal Distante” pelo primeiro classificado.

2. Pilotos ausentes, pilotos não descolados e não entrega do GPS

Deverá haver especial atenção em diferenciar pilotos ausentes numa manga (ABS) de pilotos presentes na descolagem mas que não descolaram (DNF), uma vez que esta diferença pode provocar grandes diferenças nas classificações.

Outra situação a merecer especial atenção é a dos pilotos que deliberadamente não entregam o GPS para “download”, porque lhes correu mal a prova ou por qualquer outra razão.

Para que esta atitude, anti-desportiva, não prejudique as pontuações dos outros pilotos, deverá ser considerado que descolaram (quando efectivamente aconteceu) mas posteriormente penalizados na totalidade dos pontos obtidos.

Basta, para isso, abrir a ficha do piloto na manga e preencher os campos como se segue:

Status - LO - Landed Out
Reached - TO: nnn (o nome da descolagem utilizada)
Landing Point\Type - Absolute Distance
Absolute Distance from start - 0, 000 km
Penalty\Value - 100
Penalty\Type - % Points of Winners Score
Comment- NÃO ENTREGOU GPS

3. Juízes de competição.

Divulgam-se os nomes dos juízes de competição nomeados para as provas selectivas 2007.

Relembramos que os custos com a logística associada aos juízes se encontram a cargo da organização do evento. Nomeadamente, despesas de alimentação, alojamento, deslocação e transporte no local.

Competição
Presidente do Júri
2º Juiz
Open Internacional de Voo Livre
Macedo 2007
03 a 09 Junho
Miguel Almeida
João Pinto da Silva
III Copa Ibérica – Serra do Larouco
30 Junho a 03 Julho
Miguel Almeida
a definir
II Open de Parapente de Mirandela
05 a 08 Julho
Paulo Júlio Martins
a definir
6º Open Internacional de Parapente do Douro Superior – Torre de Moncorvo
26 a 29 Julho
Vítor Pinto
João Horta

4. Representação da FPVL

Mais informamos que teremos todo o prazer em enviar um representante da Direcção da FPVL aos evento, pelo que ficaremos a aguardar o envio do protocolo das cerimónias de abertura, entrega de prémios e/ou encerramento onde possa ser interessante a sua participação, bem como, se possível e por ser logísticamente mais fácil, a marcação de alojamento onde este representante poderá ficar.

Desejamos a todos os maiores sucessos para a época competitiva 2007.

Com os nossos melhores cumprimentos.

P’la Direcção
(Prof. Paulo Branco)

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