Parque Natural da Arrábida

N/Ref.: OF2005051
Assunto: Parque Natural da Arrábida

Caros Associados,

No seguimento de diversos contactos que se tem realizado ao longo dos anos entre a FPVL e o Parque Natural da Arrábida (PNA), com vista à viabilização da prática do Voo Livre naquela Serra, em condições de segurança para os nossos pilotos e de protecção dos valores naturais daquela área protegida, fomos convidados para reunir mais uma vez com o PNA a fim de discutirmos a situação actual das descolagens existentes e autorizadas e da utilização ilegal e abusiva, no entender do parque, da nova descolagem Sul actualmente usada com bastante frequência.

Por se tratar de uma zona inserida em área de protecção parcial – Reserva Botânica (no âmbito do novo plano de ordenamento do PNA), a abertura e limpeza de um novo espaço como descolagem, com a colocação de alcatifas no local, levou a direcção do PNA, através dos seus técnicos e guardas a advertir, desde há 3 meses para cá, os pilotos que ali têm descolado, a fim de deixarem de o fazer, apresentando as razões atrás referidas.

Tendo sido, no entender do PNA, esgotado o prazo de benevolência perante a continuada utilização ilegal do local, resolveu o PNA alertar a FPVL para o problema, e que no imediato iriam ser tomadas medidas compulsivas para interditar o local, levantando coimas a todos os pilotos que ali fossem encontrados a descolar. Apesar dos nossos argumentos e esforços no sentido de apresentarmos soluções para o problema, solicitando mais algum tempo, o PNA não abriu mão da sua decisão.

Assim, vimos recomendar que respeitem a decisão tomada pelo PNA, sendo que o contrário será muito penalizador para os pilotos, nomeadamente através do pagamento de pesadas coimas para os infractores. Estamos neste momento a estudar a situação no sentido de apresentar novos argumentos ao PNA que permitam a revisão desta decisão e de viabilizarmos aquela descolagem, assim como a de apresentação de propostas de melhoramento das descolagens actualmente autorizadas e da permissão para a utilização de outras que foram abandonadas anteriormente, nomeadamente na Serra de São Luís e São Paulo.

Apelamos à vossa compreensão, procurando estabelecer um clima propício ao diálogo, a fim de mantermos aquilo que já temos actualmente, com melhorias, e de viabilizarmos outros locais alternativos, em condições de segurança e adequação para a prática quer do Parapente quer da Asa Delta.

Saudações Desportivas,
A Direcção da FPVL

Documentos PDF

> Comunicado - Parque Natural da Arrábida