Ranking XC com Handicap

logo_XC_2015A FPVL acaba de lançar em termos experimentais um novo sistema de classificação aberto a todos os pilotos de parapente e asa-delta nível 2 e paramotor, federados na FPVL, que registem os seus voos na Base de Dados da Liga XC Portugal, visto que essa será a única via para a seleção dos voos a validar. Este sistema de classificação intitulado Ranking XC (OLC) com Handicap (abreviadamente Ranking XC) é baseado nas distâncias OLC dos voos de Cross Country (XC) registados na "Liga XC Portugal", às quais se aplica um factor de “handicap" inversamente proporcional à experiência de cada piloto aferida pelas próprias marcas registadas nessa plataforma.

A utilização de um sistema de handicap tem como principal objetivo possibilitar aos pilotos com menor experiência competir com pilotos com maior experiência e ao mesmo tempo possibilita uma aferição das marcas dos seus voos em distância, relativamente a pilotos mais experientes, cujas marcas em distância são habitualmente superiores, uma vez que o fator handicap irá permitir uma ponderação harmonizada dessas mesmas marcas, em função da performance de cada piloto.

A adoção pela FPVL deste sistema, visa em última instância, motivar e incentivar a prática do voo em parapente, asa delta e paramotor na modalidade de XC (Cross Country), bem como o seu registo (e respectiva partilha) na plataforma da Liga XC Portugal.

A listagem do ranking bem como os cálculos inerentes ao mesmo, ficará a cargo da FPVL e estará disponível online no seu website em http://ranking_xc.fpvl.pt onde também pode ser consultada a explicação detalhada dos cálculos. Todos os pilotos que reúnam os requisitos para integrar este ranking mas que não estejam registados na Liga XC Portugal e desejem fazê-lo, deverão enviar um e-Mail com essa solicitação para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Bons voos e boas marcas