A FPVL Faz 20 anos

20_anos_fpvl

Neste segundo dia do mês de junho, há duas décadas atrás, uma ideia ganhou significado prático. Saídas do Aeroclube de Portugal, as então Comissões Nacionais de Asa Delta e de Parapente estabeleceram um novo rumo como modalidades desportivas. Definiram objetivos, instituíram novos planos e iniciaram o caminho que, neste momento, leva já 20 anos.
Independentemente do nível de empenho, dedicação e interesse dos diferentes atores que intervieram a cada momento do seu desenvolvimento, como qualquer processo de crescimento, a FPVL passou pelas mais diversas situações, alegrias e tristezas, ânimos e desânimos, motivações e desmotivações. Apesar de nem sempre estarmos unidos pelos mesmos pensamentos e formas de atuar, a defesa de princípios comuns sempre nos mantiveram juntos.

Ao longo de 20 anos, a FPVL estabeleceu um adequado enquadramento legal das suas modalidades, um sistema de formação e titulação de pilotos e instrutores, desenvolveu e implementou quadros competitivos nacionais próprios e organizou representações nacionais das suas modalidades. Desde a sua génese, marcou presença em quase todos os eventos FAI de categoria 1, nas reuniões anuais da CIVL e mais tarde da EHPU e foi organizadora de diversos eventos internacionais.

Mais recentemente abriu a sua casa ao Paramotor, abraçando assim uma nova responsabilidade e deixando também aos praticantes da modalidade a expetativa de um crescimento e tratamento semelhante ao trabalho desenvolvido com as suas modalidades originais.

Muito caminho já foi percorrido, muitos desafios ainda nos esperam. A vontade de os superar e de manter bem alto os princípios que conduziram à criação da FPVL deverão ser a bandeira sob a qual todos os associados devem sustentar a sua existência. Não sonhemos com um caminho de facilidades e de entendimentos. Antes de trabalho, empenho e dedicação de todos aqueles que, tanto no desporto como na vida, idealizam um mundo melhor.

Como dizia o poeta: o homem sonha e a obra nasce.

Parabéns a toda a comunidade do Voo Livre

 
página 6 de 8