A FPVL Faz 20 anos

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Neste segundo dia do mês de junho, há duas décadas atrás, uma ideia ganhou significado prático. Saídas do Aeroclube de Portugal, as então Comissões Nacionais de Asa Delta e de Parapente estabeleceram um novo rumo como modalidades desportivas. Definiram objetivos, instituíram novos planos e iniciaram o caminho que, neste momento, leva já 20 anos.
Independentemente do nível de empenho, dedicação e interesse dos diferentes atores que intervieram a cada momento do seu desenvolvimento, como qualquer processo de crescimento, a FPVL passou pelas mais diversas situações, alegrias e tristezas, ânimos e desânimos, motivações e desmotivações. Apesar de nem sempre estarmos unidos pelos mesmos pensamentos e formas de atuar, a defesa de princípios comuns sempre nos mantiveram juntos.

Ao longo de 20 anos, a FPVL estabeleceu um adequado enquadramento legal das suas modalidades, um sistema de formação e titulação de pilotos e instrutores, desenvolveu e implementou quadros competitivos nacionais próprios e organizou representações nacionais das suas modalidades. Desde a sua génese, marcou presença em quase todos os eventos FAI de categoria 1, nas reuniões anuais da CIVL e mais tarde da EHPU e foi organizadora de diversos eventos internacionais.

Mais recentemente abriu a sua casa ao Paramotor, abraçando assim uma nova responsabilidade e deixando também aos praticantes da modalidade a expetativa de um crescimento e tratamento semelhante ao trabalho desenvolvido com as suas modalidades originais.

Muito caminho já foi percorrido, muitos desafios ainda nos esperam. A vontade de os superar e de manter bem alto os princípios que conduziram à criação da FPVL deverão ser a bandeira sob a qual todos os associados devem sustentar a sua existência. Não sonhemos com um caminho de facilidades e de entendimentos. Antes de trabalho, empenho e dedicação de todos aqueles que, tanto no desporto como na vida, idealizam um mundo melhor.

Como dizia o poeta: o homem sonha e a obra nasce.

Parabéns a toda a comunidade do Voo Livre

 
Ranking XC com Handicap

logo_XC_2015A FPVL acaba de lançar em termos experimentais um novo sistema de classificação aberto a todos os pilotos de parapente e asa-delta nível 2 e paramotor, federados na FPVL, que registem os seus voos na Base de Dados da Liga XC Portugal, visto que essa será a única via para a seleção dos voos a validar. Este sistema de classificação intitulado Ranking XC (OLC) com Handicap (abreviadamente Ranking XC) é baseado nas distâncias OLC dos voos de Cross Country (XC) registados na "Liga XC Portugal", às quais se aplica um factor de “handicap" inversamente proporcional à experiência de cada piloto aferida pelas próprias marcas registadas nessa plataforma.

A utilização de um sistema de handicap tem como principal objetivo possibilitar aos pilotos com menor experiência competir com pilotos com maior experiência e ao mesmo tempo possibilita uma aferição das marcas dos seus voos em distância, relativamente a pilotos mais experientes, cujas marcas em distância são habitualmente superiores, uma vez que o fator handicap irá permitir uma ponderação harmonizada dessas mesmas marcas, em função da performance de cada piloto.

A adoção pela FPVL deste sistema, visa em última instância, motivar e incentivar a prática do voo em parapente, asa delta e paramotor na modalidade de XC (Cross Country), bem como o seu registo (e respectiva partilha) na plataforma da Liga XC Portugal.

A listagem do ranking bem como os cálculos inerentes ao mesmo, ficará a cargo da FPVL e estará disponível online no seu website em http://ranking_xc.fpvl.pt onde também pode ser consultada a explicação detalhada dos cálculos. Todos os pilotos que reúnam os requisitos para integrar este ranking mas que não estejam registados na Liga XC Portugal e desejem fazê-lo, deverão enviar um e-Mail com essa solicitação para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Bons voos e boas marcas

 
Campeonato Nacional Parapente 2015
Tendo em conta que o Campeonato Nacional de Parapente 2015 precede uma prova da PWC a realizar no mesmo local na semana seguinte, prevemos uma afluência de pilotos estrangeiros superior ao habitual. Assim e por forma a salvaguardar os interesses dos pilotos nacionais, e ao mesmo tempo dar cumprimento ao estabelecido na Secção 7 da regulamentação desportiva FAI para competições FAI Cat.2, bem como, garantir o preenchimento do maior número de lugares, foram establecidas as seguintes regras para regular as inscrições:

Número máximo de lugares:     130

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108ª Assembleia Geral da FAI

Teve lugar nos dias 17 e 18 de Otubro de 2014, em Pattaya (Tailândia),  a 108ª assembleia geral da FAI, em cuja agenda de trabalhos constava, para além dos vários assuntos de interesse a todas as modalidades, um assunto de particular importãncia para a FPVL, que era a ratificação Pela Assembleia Geral da adesão FPVL como FAI Associated Member para um conjunto específico de modalidades. Essa adesão tinha já sido decidida pela direção da FAI com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2014, mas necessitava da ratificação em AG. Essa adesão foi confirmada por unanimidade, sendo assim confirmada a condição da FPVL como membro directo da FAI na categoria de Associated Member responsável directo junto da FAI pelas modalidades de Asa-delta, Parapente e Paramotor.

Pode consultar aqui a informação oficial da FAI.

Diploma_Paul_TissandierOutra importante decisão da AG da FAI a atribuição ao Prof Paulo Branco do “Diploma Paul Tissandier” destinado a distinguir aqueles que pelo seu trabalho, iniciativa e devoção, tem servidor a causa da aviação em geral e da aviação desportiva em particular.
O nome de Paulo Branco, foi escolhido e proposto à FAI pelo Aeroclube de Portugal, enquanto entidade representante da FAI em Portugal, no seguimento de proposta da FPVL, devido ao seu largo curriculo e trabalho no seio da Federação e das modalidades do Voo Livre em Geral.

Para mais informações consultar a página oficial da FAI em http://www.fai.org/awards/fai-general-awards

 
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