Avelino Silva lidera a AVLM

Avelino Silva tomou posse como Presidente da nova Associação de Voo Livre da Madeira.

Depois de ter sido distinguido com o galardão de Dirigente Desportivo pela FPVL, o madeirense assume durante 4 anos a liderança de um projecto que ajudou a construir, reafirmando a vontade de impulsionar o desporto na região.

A Associação de Voo Livre da Madeira (AVLM) vem substituir a Associação de Parapente da Madeira (APRAM), entidade igualmente criada por Avelino Silva mas que “era mais um clube que uma associação de modalidade”.

As razões da criação desta primeira Associação Regional, que integra o parapente e a asa delta, prendem-se com o crescimento da modalidade e a necessidade de uma melhor organização de provas.

“Fomentar o Campeonato da Madeira de parapente e criar condições para que os pilotos madeirenses possam singrar a nível nacional” parece ser o principal objectivo do dirigente que pretende ainda pôr em marcha a constituição de “uma selecção da Madeira, que irá representar a Região a curto prazo em provas nacionais, mas também ao nível internacional".

Uma ideia que pode contribuir para chamar mais pilotos à competição já que das dezenas de praticantes da ilha, muitos voam apenas por lazer.

No entanto, a vertente do lazer não pretende ser posta de lado. Aliás, “fomentar a componente turística do parapente” é outra das ferramentas que Avelino pretende pôr ao serviço do voo livre, favorecendo ao mesmo tempo o aparecimento de novos pilotos através de curiosos que experimentam e acabam por tirar o curso.

A AVLM quer actuar igualmente ao nível das infra-estruturas porque embora a região reúna condições ímpares para a prática da modalidade ao longo de todo o ano, “o parque desportivo a nível do parapente é muito deficitário, pois temos zonas de descolagem mas não temos nada regulamentado”. Uma condição essencial para assumir com profissionalismo a realização de um Campeonato e de uma Liga da Madeira, uma vez que as entidades basilares, os conselho de arbitragem, de disciplina e de jurisdição, já foram criados.

A tomada de posse dos órgãos sociais da Associação de Voo Livre da Madeira teve lugar na Casa da Cultura de Câmara de Lobos e além de Avelino Silva como Presidente da Direcção, conta com José Coito na Assembleia Geral, Paulo Abreu no Conselho Fiscal, João Cró no Conselho de Jurisdição, José Freitas no Conselho de Disciplina e Duarte Gouveia no Conselho de Arbitragem.

Diogo Cardoso
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar