13ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal

Nomeações da FPVL

Américo Sousa, nomeado pela Direcção da FPVL com Personalidade do Ano da 13ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal.

Promovida pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP), esta Gala Anual é a grande festa do Desporto Nacional e de todas as Federações Desportivas. Neste evento são entregues diversos Prémios aos Agentes Desportivos que mais se distinguiram desportivamente.

Em cada edição a CDP define o tema e as categorias de prémios a atribuir, convidando as Federações Desportivas a participar activamente, indicando os seus premiados.

Para a Gala do Desporto 2008, o tema escolhido foi: "O Amor à Camisola".

Os Prémios entregues pela Confederação, procuram institucionalizar o reconhecimento pelo desempenho daqueles que mais se destacaram em cada modalidade desportiva.


Para além de Américo Sousa como personalidade, foram também propostas pela FPVL as seguintes nomeações:

 

Atleta Feminina
Sílvia Ventura







Atleta Masculino
Cláudio Virgilio











Jovem Promessa
Roberto Torres










Treinador
Samuel Lopes









Equipa
Selecção Nacional
Presente no 10º Campeonato da Europa de Parapente












A CDP divulgou a 6 de Novembro, no Casino Estoril, num encontro com a Comunicação Social, a lista dos cinco escolhidos para a votação on-line dos prémios “Desportistas do Ano” em cada uma dessas categorias.
Caberá depois ao público a votação decisiva que irá ditar os vencedores de cada prémio. Este processo irá decorrer por via electrónica até 20 de Novembro, o dia em que se realiza a Gala de Desporto da CDP, onde são declarados os vencedores e entregues os respectivos prémios.

A escolha dos cinco nomes de cada categoria que vão ser submetidos à votação on-line é feita por um júri a partir dos nomes indicados por todas as federações desportivas. Foram convidados a participar nesse júri os presidentes das federações, atletas olímpicos medalhados e conhecidas personalidades ligadas ao Desporto.