Autorização de Utilização das frequencias da gama 143MHz
Caros Associados.

No seguimento de comunicados anteriores, vimos informar que a Federação Portuguesa de Voo Livre, obteve a renovação da ANACOM para o uso das 3 frequências tradicionais na faixa de 143MHz. Sendo uma destinada à instrução, uma segunda destinada à comunicação entre pilotos, e uma terceira destinada a emergência e socorro. Esta autorização é extensiva a todos os praticantes de associações e clubes filiados na FPVL abrangendo todo o território de Portugal continental e insular, sendo válida até 30.6.2014

Esta autorização é destinada a uso de equipamentos que cumpram as normativas legais de certificação para uso profissional no espaço europeu aceites por Portugal, nomeadamente :

- Ter o equipamento programado para uma potência máxima de 2W sem possibilidade de aumento por operação no mesmo.
- Ter as Frequências e o espaçamento de 12.5 KHz pré-programadas no equipamento sem possibilidade de as alterar através de operação no mesmo

As frequências autorizadas são as seguintes:

143. 9250 frequência destinada à instrução.
143. 9375 frequência destinada a comunicação entre pilotos.
143. 9500 frequência destinada a comunicações de emergência e socorro.


Gostaríamos ainda de alertar que a ANACOM não deixará de autuar quem utilize equipamentos fora das condições mencionadas, sendo que a violação sistemática das regras definidas pode deitar por terra todo o trabalho desenvolvido no intuito de privilegiar os praticantes da modalidade no acesso à radiocomunicação.

Esta autorização é temporária, tendo de ser revalidada, pelo que é importante que todos assumam uma cultura de responsabilidade na utilização dos rádios e no que respeita às telecomunicações em geral.

A FPVL considera que estas soluções, principalmente devido às limitações de potência, não cobrem ainda a totalidade das necessidades da actividade, pelo que continuam a trabalhar numa solução de mais alto nível, mais definitiva e que ultrapasse estas limitações.

A cópia da autorização pode ser obtida aqui. Imprima-a e transporte-a consigo.

A Direcção da FPVL